Um CD para quem sabe ouvir, sentir e viajar nas melodias vindas de corações de artistas virtuosos e materializadas pelas mãos do pianista Fernando Leitzke.
Depois de longa ausência aqui neste blog, finalmente um motivo pra voltar e ter o prazer de apresentar e recomendar o CD "Rios que Navego" do jovem gaúcho Fernando Leitzke.
Conheci Fernando Leitzke na Roda de Choro do Adelos Bar e depois pude apreciar o seu trabalho junto com Ronaldo do Bandolim.
Desde então, venho ao longo dos últimos anos observando o tamanho talento desse jovem compositor e arranjador.
Recebi o CD "Rios que Navego" numa tarde de sábado na Rua do Ouvidor e ao ouvir fiquei ainda mais encantada com tanta sensibilidade, técnica e pureza musical.
Pude ainda desfrutar de seu talento numa manhã de domingo em duo com a nossa querida amiga Lúcia Helena Weiss no Centro de Referência da Música Carioca. Uma manhã de luz!
Mas vamos ao CD "Rios que navego".
Gostei tanto que me presenteei na manhã do meu aniversário com uma das faixas que mais aprecio.(Ouvi repetidas vezes), tomei café da manhã ouvindo e continuo ouvindo como faço agora, nessa tarde fria de outono no Rio de Janeiro.
Como amante incondicional de boleros, ao ouvir "Melodia del Rio" de Rúben González, que tem uma participação especialíssima do talentoso Aquiles Moraes, fui inspirada a escrever um pouco e já adianto aqui que pedirei licença aos ouvintes de nossa Web Rádio Viva o Samba (Que toca Samba e Choro 24 horas).
A partir de hoje também executarei essas pérolas que pertencem a esse CD, assim como outros gêneros que tenho aqui e que acho que tenho por dever divulgar para as pessoas de bom gosto que nos acompanham.
A música tão divinamente executada me levou aos bons tempos dos salões de dança, onde ainda se dançava intuitivamente e os casais numa perfeita integração deixavam seus corpos e pés executarem o que a música mandava... Coisas de um passado não muito distante, mas que ficou pra traz.
E o CD começa num ritmo quente de um samba de autoria de Fernando, passa por Tom Jobim, Ruben Rada, Vinícius , Pixinguinha, Billy Blanco e homenageia os grandes maestros Cristóvão Bastos e Radamés Gnatalli em Choros autorais.
E para não deixar nada de lado Fernando ainda apresenta o Camdombe "Sargento Borracho" e a Valsa "Pequena Folha", dedicada a Amanda Fehn, onde Fernando é acompanhado de dois violinos (Ricardo Amado e Gustavo Menezes), uma viola (Cecília Mendes) e um Violoncelo (Hugo Pilger) Um primor!
Não bastasse tudo isso, o artista está cercado de refinados músicos como Rui Alvim, Eduardo Neves, Marcelo Müller, Daniel Bacci, Fabrício Reis, Antônio Neves, Edgar Araújo, Gustavo Krebs, João Camarero, Bidu Campeche, Magno Julio, Oscar Bolão, Marcus Thadeu, Gabriel Menezes e o onipresente, todo poderoso e querido Guto Wirtti.
Ouvir esse CD é algo assim como lavar a alma e esquecer por alguns minutos de toda essa situação vergonhosa que o Brasil se encontra e reforçar em cada um de nós a certeza de que a nossa CULTURA está muito bem representada por grandes músicos e que essa nova geração nos dá a garantia de que nem tudo está perdido.
Então queridos amigos, reforço aqui o convite para que adquiram esse maravilhoso CD Rios que Navego e ouçam aqui na Web Rádio Viva o Samba todos os dias em nossa programação.
E a você Fernando Leitzke, só me resta dizer: Parabéns e muito obrigada!