Translate

terça-feira, 21 de abril de 2015

CHORO "A ESSÊNCIA MUSICAL DA ALMA BRASILEIRA"

Dia Nacional do Choro




Em 2005 a Comunidade de Prática da Música - Incubadora Cultural Gênesis PUC-Rio, com intuito de adicionar ao calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, deu início à ação de celebração do "Dia Nacional do Choro", escolhendo a data de 23 de abril, em homenagem ao nascimento de Pixinguinha(23/4/1897).

Dificilmente podem-se listar todos os músicos de choro. Porém, alguns nomes são emblemáticos e resumem com categoria os antecessores e, possivelmente, os que virão: Joaquim Antônio da Silva Callado,Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, Luperce Miranda, Raphael Rabello, Chiquinha Gonzaga, Yamandú Costa e Joaquim Callado, entre tantos virtuoses em seus instrumentos e importantes compositores do gênero, como Villa-Lobos que compôs um ciclo de 14 choros em homenagem ao que ele chamou de "A essência musical da alma brasileira".

Dez anos passados desde o início das comemorações do Dia Nacional do Choro, vemos hoje que se está fazendo um trabalho muito sério em relação a permanência desse patrimônio de nossa cidade.

Conheci no dia 19 de abril, durante a Terceira edição do Trem do Choro, o Grupo Cem Por Cento suburbano, que faz todo terceiro domingo do mês uma roda de Choro em Olaria.

Central do Brasil - Trem do Choro    -      foto:Lucaco
O GRUPO 100% SUBURBANO também denominado por CENTRO DE CULTURA 100% SUBURBANO – ESTAÇÃO PEDRO ERNESTO, fundado em 02 de Julho de 2011, por um grupo de moradores e amigos com o objetivo de resgatar a identidade, cultura e valores do Subúrbio da Leopoldina, Região que tanto colaborou para a atual agenda cultural da Cidade do Rio de Janeiro.

A proposta do GRUPO 100% SUBURBANO é consolidar-se numa referencia geográfica e cultural real, sobre o Subúrbio e suas diferentes formas de manifestações culturais, costumes e vivências, difundindo e resgatando a cultura Suburbana da cidade do Rio de Janeiro, com exposições sobre a história local, dando voz a antigos moradores, e personagens oriundas da região. Esta exposição, que pode se tornar itinerante, contará com fotos, depoimentos e entrevistas com moradores que faz o dia a dia, tão rico e peculiar dos subúrbios do Rio de Janeiro.

Além das exposições, o grupo possui um calendário de eventos, que valorizam os nossos costumes, tais como o Dia Nacional do Choro, o Dia Nacional da Consciência Negra entre outros. O Grupo 100% SUBURBANO estimula a solidariedade entre seus membros: em cada reunião ordinária mensal e/ou evento arrecada alimentos não perecíveis que são doados a abrigos e orfanatos da região.

É de fundamental importância essa democratização dos espaços culturais e principalmente do nosso Choro para que ele não permaneça apenas nos bairros da Zona Sul com seu já fidelizado público.

É preciso que haja uma interação entre bairros e cidades. Que as pessoas se desloquem e conheçam o trabalho sério que se faz no verdadeiro reduto do Choro que é o Subúrbio Carioca.

Convido a todos para esse dia tão especial, onde os melhores músicos de Choro de nosso país estarão participando do evento.
E que o Choro não seja comemorado somente neste dia.
Que todas as portas se abram para os músicos e apreciadores do gênero em nossa cidade.




No Dia Nacional do Choro e aniversário de 118 anos de Pixinguinha, a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, contará com uma feijoada e com as presença de Hamilton de Holanda, Joel Nascimento, Antônio Rocha, Ronaldo do Bandolim, Nilze Carvalho, Sombrinha, Déo Rian, Valdir Silva, Josias Nunes, Mestre Siqueira, Carlinhos 7 Cordas, Grupo Chapéu de Palha,  Cordas Douradas, Batuque de Subúrbio, Choro dos Pavões, entre outros.




Serviço: 

Horário: 11:30 às 19:00 h

Grátis

Apoio - Lona Cultural João Bosco, Centro Cultural Comunitário Paulo da Portela, Movimento de Integração Cultural e Movimento Choro Suburbano
Onde: Lona Cultural João Bosco - Av. São Felix, 601 - Vista Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...