Translate

domingo, 26 de julho de 2015

CHORO NO CAMARIM



NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Em meados de março deste ano, recebi um recado de uma amiga pedindo que eu desse algumas orientações a um artista da dança para que ele pudesse abrir um espaço voltado para o Choro, já que o mesmo não tinha o relacionamento necessário com músicos do gênero.
Essa amiga, que acompanha nosso trabalho na Rádio Viva o Samba, imediatamente lembrou-se de nós e intermediou o contato.
Muito nos surpreendeu ouvirmos do proprietário do espaço que ele estaria disposto a abrir a casa dele durante um dia da semana inteirinho para que artistas, músicos, produtores e público consumidor de cultura pudessem fazer dali um ponto de encontro.
O local poderia ser utilizado para aulas, ensaios, recitais, pocket-shows, lançamento de livros e CDs, workshops etc.
Tudo isso ainda com um diferencial! Para as rodas de Choro, toda a bilheteria seria repassada para os músicos e os demais eventos seria cobrada uma taxa a combinar com o organizador.
Seria isso um sonho?
Não era sonho! O artista da dança falava sério!
Mais que depressa eu e Luiz Carlos botamos a mão na massa!
Aproveitando a nossa rede de relacionamentos com artistas, fomos logo repassando a ideia e convidando o público alvo.
Fizemos plantão no Festival de Choro (tanto que perdemos muito daquele festival), o mesmo para o Festival de Choro na Gamboa!
Participando ativamente de reuniões e captando amigos que acreditassem no projeto, fizemos então a primeira edição do CHORO NO CAMARIM!!!
Convidado: Ronaldo do Bandolim! Quanta honra!
E assim fomos levando com esperança e fé cada edição COMO SE O EVENTO FOSSE NOSSO!
 A casa foi ganhando notoriedade e novos músicos surgiram, poetas se aproximaram e também fizeram dali um espaço especial para suas poesias, amigos cantores  e  cantoras sentiram-se à vontade  para entrarem na roda.
A cada edição uma surpresa!
Uma noite mais agradável que a outra!
QUEM PARTICIPOU PODE ATESTAR O QUE DIGO!
Porém faltou algo para que tudo desse certo...
PÚBLICO PAGANTE!
Ah! Faltou também tempo para os músicos que convidamos conhecerem o espaço e fazerem dali o local que o proprietário tão entusiasmado idealizava...
Eu e Luiz Carlos por não sabermos trabalhar pela metade e por também não sermos do tipo "mercenários", mergulhamos de cabeça no projeto, sem pedirmos nada em troca a não ser a esperança de vermos CASA CHEIA.
Para alguns "amigos" aqui dessa rede,pudemos perceber que nos tornamos até inconvenientes por enviarmos tantos convites para esse evento, por julgarmos ser um lugar ímpar nessa cidade! 
E finalmente chegamos a décima edição e pudemos ver que tudo ia bem em termos de artes, mas financeiramente para os músicos e para o dono da casa, nada se reverteu em lucro!
Faltou divulgação, faltou empenho, faltou comprometimento, faltou público pagante,  faltou o maldito DINHEIRO!!!
Fomos chamados pelo dono da casa (que tem seus JUSTOS MOTIVOS  PARA MUDAR AS REGRAS PREVIAMENTE ESTABELECIDAS) para que a partir de Agosto as regras fossem outras.
ENTÃO AMIGOS, DIANTE DESSAS NOVAS REGRAS, JULGAMOS NÃO MAIS NECESSÁRIA A NOSSA CONSULTORIA E ENCERRAREMOS NESSA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 30 DE JULHO, A NOSSA PARTICIPAÇÃO NO CAMARIM DO CHORO.
O QUE GANHAMOS?
GANHAMOS MUITOS AMIGOS E REAFIRMAMOS A AMIZADE DE OUTROS TANTOS QUE ESTÃO JUNTOS NA NOSSA LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA BOA MÚSICA, JÁ QUE PERMANECEMOS FIRMES NO PROPÓSITO DE CONTINUARMOS NA CONTRA-MÃO DESSE LIXO CULTURAL IMPOSTO PELAS GRANDES MÍDIAS; ONDE A IDIOTIZAÇÃO DO POVO É PRIORIDADE.
E MAIS UMA VEZ QUEREMOS DEIXAR BEM CLARO QUE NÃO SOMOS PRODUTORES DE EVENTO.
SOMOS APENAS DUAS PESSOAS (QUE NÃO SABEM GANHAR DINHEIRO) QUE AINDA ACREDITAM QUE VALE A PENA DARMOS A NOSSA CONTRIBUIÇÃO E AJUDARMOS NA MEDIDA DO POSSÍVEL, AQUELES QUE SE PROPÕEM A VALORIZAR A NOSSA CULTURA.
DESEJAMOS VIDA LONGA AO CAMARIM E QUE SURJAM MUITOS PRODUTORES E MÚSICOS INTERESSADOS NA ESTRUTURA EXCELENTE DA CASA, NA POSSIBILIDADE DE SE FAZER UM EVENTO EM LOCAL AGRADÁVEL E SEGURO, SENDO RECEBIDOS CARINHOSAMENTE POR SEUS ADMINISTRADORES.
BOA SEMANA A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...